domingo, 24 de maio de 2009

VALORES EMPRESARIAIS

Os valores precedem a missão, a visão de futuro e os objetivos, tanto na lógica quanto na realidade, e devem ser significativos, duradouros e factíveis.
Segundo Pereira(2008), os fundadores possuem um conjunto de valores estabelecido no momento que criam um empreendimento, geralmente muito antes de desenvolver até mesmo uma ideia informal da definição da missão ou de um conjunto de objetivos.
Estes representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações. Normalmente, os valores compõem-se de regras morais que simbolizam os atos de seus fundadores, administradores e colaboradores em geral.
Esses princípios, normas ou padrões de conduta, que devem ser respeitados e nortear todas as ações da Empresa na sua área de atuação, segue alguns exemplos:

ÉTICA – Gerir os recursos com honestidade, integridade e idoneidade; respeito pelas pessoas, seus valores e sua individualidade; respeito pelo ambiente em que vivemos; avaliação das consequências dos atos praticados.
SIMPLICIDADE – Fazer as coisas de forma simples e objetiva, sem perder qualidade.
TRANSPARÊNCIA – Acompanhar e informar toda a sociedade sobre as ações executadas e os resultados obtidos pela empresa, permitindo um amplo controle social.
ATITUDE DE EXCELÊNCIA – Trabalhar de forma ágil, persistente, responsável, entusiasmada e comprometida, garantindo que as ações da empresa tenham o máximo de efetividade possível, gerando, assim, maiores benefícios para a sociedade.
VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS – Reconhecer que a valorização dos profissionais e dos clientes é essencial para o desenvolvimento da sociedade; prover formação das pessoas independentemente do local, posição ou cargo; agir com os clientes e funcionários com solidariedade, respeito, humildade, equidade de oportunidades e fidelidade aos compromissos assumidos.
COMPROMISSO COM RESULTADOS – Cuidar que para todos os nossos esforços estejam focados, o tempo todo, na geração de resultados para o nosso público-alvo.
VALORIZAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO – Reconhecer o conhecimento como essencial para o desenvolvimento e compartilhá-lo intensamente entre os profissionais da empresa, famílias rurais, parceiros e toda a sociedade.
PARTICIPAÇÃO – Praticar gestão compartilhada: o trabalho de cada colaborador deve contribuir para os objetivos da empresa; utilizar, no trabalho com os agricultores, a metodologia participativa, estimulando a gestão social. meio ambiente e a biodiversidade.
INOVAÇÃO – Analisar permanentemente os ambientes interno e externo, buscando inovação de processos e produtos para melhorar o atendimento das demandas da sociedade, sem complicar e sem aumentar a burocracia.
RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL – Reconhecer o impacto das ações da empresa na inclusão social e na redução das desigualdades com sustentabilidade; atuar sempre de modo a preservar o meio ambiente e a biodiversidade.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


PORTO, Marcelo Antoniazzi. MISSÃO E VISÃO ORGANIZACIONAL: ORIENTAÇÕES PARA A SUA CONCEPÇÃO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, RS, 2008.


PEREIRA, Marinêz. Fluxo de atividades para realização do planejamento estratégico, criação de missão valores e visão, Conexito: São Paulo, 2008.

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