sábado, 23 de maio de 2009

MISSÃO EMPRESARIAL

A declaração de missão da organização deve refletir a sua razão de ser, qual o seu propósito e o que a organização faz.
Segundo Aquino (2003), “A missão deve representar a identidade de uma organização. O conhecimento e a definição dos propósitos organizacionais são fatores que influenciam a obtenção de sucesso de uma organização de outra que não tenha um entendimento claro de sua razão de existir.”
Peter Drucker destaca a importância da missão para uma organização, "Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa."
Para que a declaração de missão de uma organização seja efetiva, ela deve destacar as atividades da organização, incluindo os mercados que ela serve, as áreas geográficas em que atua e os produtos e serviços que oferece. Deve enfatizar as atividades que a organização desempenha e que a diferenciam de todas as outras do mercado. Incluir as principais conquistas que se prevê para os próximos anos, e Transmitir o que se quer dizer de forma clara, concisa e interessante.
Para Philip Kotler, "Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa."É comum encontrarmos empresas cujos colaboradores não conhecem a missão organizacional, não tem assim um comprometimento com os resultados.
Como a Missão é a expressão da razão da existência da empresa, em um ambiente em crescente mutação, é fundamental dota-la de flexibilidade para que possa acompanhar as mudanças ambientais.
É Recomendado um questionamento periódico da Missão, avaliando sua validade no ambiente da empresa. Se for preciso mudar parte ou toda a Missão, é melhor fazê-lo do que enfrentar as rejeições naturais a uma empresa que não consegue justificar sua existência.
Para identificar e definir uma missão que realmente defina a razão da existência de uma organização é importante fazer os seguintes questionamentos:
Que clientes ou grupo de clientes a organização atende ou pretende atender?
Que produtos ou serviços a organização oferece ou pretende oferecer?
Que necessidades de mercado a organização atende? Qual é o mercado em que a organização compete?
Qual é o diferencial tecnológico dos produtos e serviços da organização em relação à concorrência?
Que valor ou benefícios adicionais seus clientes obtêm quando escolhem a organização em lugar da concorrência?
Qual é o comprometimento da organização em relação aos seus objetivos econômicos de sobrevivência, crescimento e lucratividade?
Qual é a imagem que a organização tem ou pretende ter perante seus clientes e a comunidade em geral?
Qual é a atitude da organização em relação aos seus funcionários?
Com que velocidade as respostas às questões anteriores mudam?
Estas questões mostram claramente como a missão influencia o planejamento estratégico da organização, principalmente o seu planejamento tático, pois, como realiza-lo depende da forma de agir da organização.
Jesus (2008) afirma, que a missão de uma empresa está intimamente ligada não somente ao lucro, mas ao seu objetivo social. Toda missão dever nortear os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.
Em julho de 1991, no processo de Planejamento Estratégico do Sistema Jornal do Brasil, formado pelo Jornal, pela Rádio, pela Agência e pela Gráfica, a equipe do JB explicitou a seguinte Missão:
"Atuar no setor de comunicação, com o compromisso de informar com imparcialidade, garantindo a liberdade de expressão, contribuindo para o desenvolvimento cultural e a melhoria da qualidade de vida da sociedade."
O McDonald's declarou assim sua Missão:
"Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e
agradável."

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PAGNONCELLI, Dernizo. VASCONCELLOS Filho, Paulo. Sucesso empresarial planejado. Rio de Janeiro : Qualitymark, 1992.

ABREU, Renato Araújo. Planejamento Estratégico do Negócio Utilizando os Conceitos do Balanced Scorecard (BSC). Rio de Janeiro, 2008.

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