quarta-feira, 3 de junho de 2009

ANÁLISE SWOT

INTRODUÇÃO
A analise SWOT, identifica os aspectos críticos ao futuro da organização, caracterizando a capacitação necessária para atingir seus objetivos. Identifica os hiatos entre a situação atual e a desejada. A análise SWOT é uma poderosa ferramenta utilizada para fazer análise de cenário, e deve ser realizada ao menos uma vez por ano, durante o planejamento estratégico. 



ANALISE SWOT

SWOT é uma sigla que indica a primeira letra das palavras Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats (Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Ameaças) e é uma definição das fraquezas e fortalezas de uma empresa, bem como as oportunidades e ameaças inseridos em seu ambiente. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.

Seguem alguns exemplos de assuntos para a aplicação da análise SWOT:
- A empresa (sua posição no mercado, viabilidade comercial, etc...)
- Um método de distribuição
- Uma marca ou produto
- Uma ideia de negócio
- Estratégias para penetrar em um novo mercado ou o lançamento de um novo
produto
- Uma oportunidade de expansão do negócio
- A escolha de um parceiro potencial
- A escolha de um fornecedor
- Uma estimativa de oportunidades de investimento.

O diagnóstico abrange o ambiente interno (pontos fortes e pontos fracos) e o ambiente externo (ameaças e oportunidades).
Pontos Fortes: Variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável em relação ao seu ambiente.
Pontos Fracos: Variáveis internas e controláveis que provocam uma situação desfavorável em relação ao seu ambiente.
Oportunidades: Variáveis externas e não controláveis que podem criar condições favoráveis, quando bem aproveitadas.
Ameaças: Variáveis externas e não controláveis que podem criar condições desfavoráveis, se não evitadas. 

As fontes para esta análise serão tiradas da grande imprensa, dos órgãos governamentais, dos indicadores financeiros, das organizações correlatas e das revistas e associações especializadas no seu campo de atuação dentre outras.

As ameaças e oportunidades sempre afetam de forma homogênea todas as organizações que concorrem num mesmo mercado-alvo. Contudo as organizações que perceberem as mudanças e tiverem agilidade para se adaptarem, serão aquelas que melhor proveito tirarão das oportunidades e menor dano das ameaças.

Esta análise deve levar em conta não somente as tendências que afetam a organização, mas também a probabilidade desta tendências tornarem- se eventos reais. Desnecessário dizer que deve-se dar maior atenção às tendências com maior probabilidade de acontecer, para assim evitar as ameaças reais e explorar as oportunidades da melhor maneira possível.

As forças e fraquezas são a outra parte da análise SWOT, trata dos pontos fortes e fracos da organização, ou seja de seu ambiente interno. Assim, quando percebe-se um ponto forte, devemos ressaltá-lo ainda mais e quando percebemos um ponto fraco devemos agir para corrigi-lo ou pelo menos para minimizar seus efeitos.


O primeiro passo é criar uma relação de variáveis que devem ser monitoradas, por exemplo: reputação da empresa, participação de mercado, qualidade do produto, qualidade do serviço, eficácia do preço, boa comunicação, poder de venda, inovação tecnológica, cobertura geográfica, fluxo de caixa, estabilidade financeira, instalações, força de trabalho, produtividade, pontualidade, dedicação dos funcionários, flexibilidade, atendimento a clientela, etc... A lista é imensa, deve-se conhecer bem a organização de modo a lembrar-se apenas das forças e fraquezas relevantes.

Em seguida, deve-se criar uma escala onde cada uma desta variáveis é avaliada em relação aos objetivos da organização. Costuma-se classificá-la como: força importante, força sem importância, neutralidade, fraqueza importante ou fraqueza sem importância. Como a organização raramente pode investir em todas as áreas ao mesmo tempo, os itens fraquezas importantes e forças importantes devem ser priorizados ao se traçar estratégias.

CONCLUSÃO

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. É um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. Porém a análise SWOT pode ser extremamente subjetiva. Por isso, não se deve confiar demasiadamente na análise, ela deve ser usada como um guia e não como uma prescrição. 

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

WRIGHT, Peter et all. Administração estratégica. São Paulo, Atlas, 2000.
PORTER, Michael . Vantagem Competitiva: Criando e Sustentando um desempenho Superior. Rio de Janeiro, Campus, 1989.
COSTA, Eliezer F. da. Estratégia Empresarial. São Paulo, Saraiva, 2002.
Wikipédia, a enciclopédia livre. 
www.intelimap.com.br
www.ogerente.com.br
www.marketingteacher.com 

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