domingo, 10 de maio de 2009

AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NO MUNDO GLOBALIZADO

Nos dias atuais é muito comum ouvimos a palavra globalização, ou que o mundo esta globalizado, cuidado com a globalização etc...
Mas afinal o que é globalização?
Delfim Neto, 1996, define “a globalização como a “Revolução do fim do século. Com ela a conjuntura social e política das ações passa a ser desimportante na definição dos investimentos. O indivíduo torna-se uma peça na engrenagem da corporação. Os países precisam se ajustar para permanecer competitivos em uma economia global e aí não podem ter mais impostos, mais encargos ou mais inflação que os outros.”
Na Wikipédia, a enciclopédia livre, encontramos esta definição, “A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como conseqüência o aumento acirrado da concorrência.
Ballestero - Alvarez, 2001, cita que “Desde o surgimento do capitalismo sempre existiu a tendência à internacionalização, devido principalmente à sua essência: produzir para o mercado objetivando o lucro e, conseqüentemente, a acumulação da riqueza.
Após a derrocada do socialismo, a internacionalização do capitalismo atinge praticamente todo o planeta e intensifica-se a tal ponto que merece uma denominação especial – GLOBALIZAÇÃO – marcada basicamente pela mundialização da produção, da circulação e do consumo, ou seja, de todo o ciclo de reprodução do capital. Nessas condições, a eliminação das barreiras entre as nações tornou-se uma necessidade, para que o capital pudesse fluir sem obstáculos.”
Sabemos então que no mundo globalizado, o comercio se realiza de maneira ampla e irrestrita, a comunicação é instantânea, a produção é terceirizada em qualquer parte do mundo, utilizamos amplamente bens de consumos de alguma empresa que pode estar sediada, por exemplo nos Estados Unidos, sua linha de produção é na Ásia e sua comercialização é feita em todo mundo.
Isto é globalização!
Mas como nossas PME podem ser afetadas por este efeito global?
Segundo Brum,“A aceleração da globalização no mundo está fazendo com que as evoluções da economia internacional cheguem até nós em tempo real. Assim, os efeitos das mudanças na economia, que são constantes, nos envolvem completamente. Nos últimos 25 anos, em termos mundiais, tais efeitos se inserem no contexto de um modelo econômico conhecido como de livre mercado. Nele, a competição se faz mais presente, tendo como árbitro não mais o Estado mas sim a qualidade dos produtos e serviços ofertados pelo melhor preço, num contexto de eficiência competitiva. O desafio, especialmente para as pequenas empresas, é resolver os problemas de gestão em um contexto altamente dinâmico, competitivo, interdependente e inter relacionado.”
Finalizando, as PMEs hoje não devem se preocupar apenas com o concorrente do bairro, mas, também com a pequena empresa sediada na China ou em qualquer parte do mundo. Para isto devem se profissionalizar, buscar a qualidade não como diferencial, e sim como, padrão de mercado, requisito mínimo de sobrevivência, devem criar e visão, missão e estratégia. E o mais importante implementar esta estratégia transformar-la em ações efetivas para melhorar a qualidade, ampliar o mercado e surpreender (pois satisfazer já não adianta mais) e fidelizar os clientes.

Professor Roberto Franklin
MBA em Gestão Empresarial Estratégica

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