sábado, 23 de maio de 2009

A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA AS ORGANIZAÇÕES

INTRODUÇÃO

Planejar um negócio independente de seu tamanho ou seguimento, é um fator indispensável para o seu sucesso duradouro e sustentável. No entanto o que podemos observar é que os pequenos empresários não tem a cultura de planejamento estratégico para o desenvolvimento de seus negócios. Um dos fatores dificultadores, identificados por Silva, Gleidson Macedo em seu artigo “A Importância do Planejamento Estratégico para Pequenas Empresas”, é a falta de pessoal qualificado para executar tal planejamento. O autor define estratégia como “o conjunto de planos que objetivam, juntos, alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais de curto, médio e longo prazo. De acordo com Silva, Formulação do planejamento estratégico se divide em analisar as oportunidades e ameaças e cruzá-los com os pontos fortes e fracos da organização, estabelecer missão e objetivos gerais, elaborar planos, implementar e controlar para garantir que os objetivos sejam atingidos.

A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA AS ORGANIZAÇÕES

Vivemos numa época em que as empresas são cada vez mais produtivas e eficazes. Época de oportunidades e grandes desafios para as organizações.A mudança é a única certeza e saber lidar com ela é uma virtude a ser desenvolvida. Neste cenário, o planejamento estratégico mostra-se como uma ferramenta eficaz para garantir a perpetuação das organizações.
Segundo Mosimann e Fisch (1999, p. 114), o planejamento envolve os seguintes passos:
a) projeção de cenários;
b) definição de objetivos a serem seguidos;
c) avaliação das ameaças e oportunidades ambientais;
d) detecção dos pontos fortes e fracos da empresa;
e) formulação e avaliação de planos alternativos; e
f) escolha e implementação do melhor plano alternativo."
O planejamento sozinho não alcança os objetivos da empresa. Se o planejamento realizado não for executado, acompanhado, controlado e o mais importante, corrigido se necessário, de nada adiantará realizar o planejamento.

Silva, Gleidson Macedo sugeri, que um dos pontos de partida para se refletir sobre a estratégia em uma empresa , é realizar primeiramente sua analise interna, para a identificação de seus fatores críticos de sucesso.
Filho, Nildo leite Miranda, em seu artigo “Planejamento estratégico para pequenas empresas”, sugere que devemos planejar, para que saibamos para onde devemos caminhar. Se não soubermos para onde ir, não iremos para lugar nenhum. Seremos dragados e jogados para fora do mercado.
O mesmo autor descreve a metodologia baseada em estudos e aplicação prática que vem realizando e aperfeiçoando ao longo dos anos e consiste nas seguintes etapas:
Sensibilização da equipe que irá elaborar e implementar o planejamento estratégico, mostrando-lhes a necessidade, as vantagens e o papel de cada um.
Definição da Missão, ou seja, a razão de ser da empresa. Por que existimos? Quem somos? Qual a nossa função na sociedade?
Identificação dos fatores chaves para o sucesso. Estes são os principais fatores que podem influenciar o desempenho da empresa e dos quais depende o sucesso do planejamento estratégico.
Diagnóstico estratégico ou auditoria de posição. É a avaliação real da posição da empresa. Nesta etapa deverão ser considerados os aspectos internos e externos com dados consistentes e verdadeiros. Vale ressaltar que estes não poderão ser "maquiados", "fabricados de última hora" ou "sonegados", pois será a partir dessa coleta e posterior análise a base para as etapas seguintes.
Inicialmente deve-se fazer o levantamento de dados internos da empresa como sendo: sua trajetória, seu modelo de gestão, sua estrutura e ambiente organizacional, seus resultados nas áreas comercial e financeira advindos das estratégias e operacionalização, da sua qualificação técnica e evolução, e dos seus processos produtivos. Feitos a coleta e análise desses dados, serão identificados seus pontos fortes e pontos fracos. Os pontos fortes serão, posteriormente, bastante explorados e terão o reforço de outros que serão desenvolvidos. Os pontos fracos deverão receber tratamentos para que sejam minimizados ou eliminados. Para a coleta e análise de dados do ambiente externo devemos focar os fatores relacionados aos fornecedores, distribuidores ( se for o caso ), concorrentes, consumidores e clientes e as variáveis que impactam, ou poderão vir a impactar, a empresa a exemplo da economia e da política, da legislação pertinente, ciência e tecnologia, aspectos climáticos, cultura, demografia, ecologia, etc.
Definição de objetivos. Nesta fase deverão ser listados os objetivos a serem alcançados. Estes deverão ser qualitativos e quantificados, realísticos e desafiadores quando referirem-se em termos de vendas, participação de mercado, lucro, etc., dentro do período previsto do planejamento.
Elaboração das estratégias. Esta é a fase em que deverão ser consideradas todas as etapas anteriores, caso contrário não haverá consonância. Visar sempre proporcionar aos clientes mais valor que o oferecido pela concorrência.
Planos de ação. Implementam as estratégias através de instruções claras estabelecendo-se o que, como, quando, quem será o responsável, quanto custará e o cronograma a ser seguido.
Controle. Deverá ser freqüente para conferir se as ações estão sendo executadas. Esta é a fase em que são medidos os desempenhos, checados os orçamentos, obtidas e analisadas as informações de cada responsável, apresentação de medidas para correção de rumo, caso seja necessário.

CONCLUSÃO

A estruturação do processo de Planejamento Estratégico, será eficiente, eficaz e efetivo para uma empresa se der o suporte necessário para a sua tomada de decisões. Por se só, não terá significado algum, se não houver envolvimento e entendimento dos diretores e gerencias em sua elaboração e implementação. A comunicação da estratégia por todos os setores da organização é de fundamental importância para o seu desenvolvimento. O envolvimento de todos os membros da organização na implementação e execução dos planos de ação é um fator de sucesso para um plano estratégico efetivo. E por fim o controle, através da verificação dos indicadores de desempenho e monitoramento dos planos de ação e seus resultados, são fundamentais para se alinhar as ações aos objetivos estratégicos. Pois os objetivos de longo, médio e curto prazo dependem das ações e ajustes realizados diariamente nas organizações. A estruturação do Planejamento estratégico na pequena empresas será, eficiente, eficaz e efetivo se der suporte para tomada de decisões.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Filho, Nildo Leite Miranda. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS, Artigo. Portugal: Universidade Internacional de Lisboa, 2008.

Borges, Renata Ferreira. Moraes, João Paulo Marques. Silva, Gleidson Macedo da. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA PEQUENAS EMPRESAS, Artigo. UPE, Sevilha: Espanha, 2008.

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