domingo, 24 de maio de 2009

VISÃO EMPRESARIAL

É o estado que a organização deseja atingir no futuro.
Muitos poderiam dizer que o lucro é o principal fator da motivação empresarial, porém o lucro sozinho não é suficiente para incentivar as pessoas, é necessário inspiração, e esta advém da visão. De acordo com Senge (1990), não há uma fórmula para encontrar a visão. Certamente, qualquer receita prescritiva que fosse apresentada não seria a mais adequada para todas as organizações.
A declaração de visão é a declaração da direção em que a organização pretende seguir, ou ainda, um quadro do que a organização deseja ser. Trata-se ainda da personalidade e caráter da organização. Assim, a declaração de visão de uma organização deveria refletir as aspirações da organização e suas crenças.
O poder emana da visão compartilhada, pois o real poder é fazer com que as pessoas desejem fazer, e é com este poder que o líder terá capacidade de transformar seus sonhos em realidade e sustentá-los.
A visão deve retratar um estado futuro desejado, ser de longo prazo, ter uma descrição clara, deve estar alinhada com os valores centrais da organização, deve ser inspiradora e impulsionadora, deve prover focalização e alinhamento, deve prescindir de maiores explicações e deve confrontar padrões atuais.

A seguir alguns exemplos de visão de algumas organizações:


"Ser a Melhor... nos serviços aos nossos clientes, garantindo sua paz de esprito e enriquecendo sua qualidade de vida através de nossa parceria na gestão dos riscos que eles enfrentam."
The Allstate Corporation (Empresa de Seguros)


"Nosso negócio é preservar e melhorar a vida humana. Todas a nossas ações devem ser avaliadas com base em nosso sucesso em lograr esse objetivo."
Merck, Inc. (Indústria Farmacêutica)


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PORTO, Marcelo Antoniazzi. MISSÃO E VISÃO ORGANIZACIONAL: ORIENTAÇÕES PARA A SUA CONCEPÇÃO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, RS, 2008.

PEREIRA, Marinêz. Fluxo de atividades para realização do planejamento estratégico, criação de missão valores e visão, Conexito: São Paulo, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário