domingo, 12 de julho de 2009

A IMPORTÂNCIA E EVOLUÇÃO DO ESTUDO DO FUTURO

INTRODUÇÃO
É impossível não perceber a velocidade com que o mundo se transforma. Ao longo da história da humanidade, nunca se registrou, como no ultimo século um numero tão grande de transformações em todos os aspectos, principalmente no que diz repeito a tecnologia. E esta evolução vêm causando mudanças profundas no dia a dia das pessoas e organizações. A comunicação propaga os fatos para todo planeta em frações de segundos, impactando em todos os setores da sociedade. Para decifrar estas informações e tentar antecipar um cenário futuro as pessoas estão se empenhando em estudar as informações disponíveis para poderem montar este quebra cabeça e tirar proveito desta antecipação.

A EVOLUÇÃO DO ESTUDO DO FUTURO

Citando Schwartz(2003) “Talvez não sejamos de evitar catástrofes, mas certamente podemos aumentar nossa capacidade e aptidão para detectar oportunidades que, de outro modo, seriam desperdiçadas.

Duas reações naturais são manifestadas pelas pessoas diante de acontecimentos inevitáveis, de acordo com este autor, são elas: A negação, que é a recusa em acreditar que existam coisas inevitáveis e a defesa, que é a paralisação, por achar que não existe um modo possível de reação".
Estas duas reações consideradas naturais, podem levar a decisões ineficazes, mas ficar parado e não fazer nada é o que pode ser mais perigoso. A capacidade de prontidão e a proatividade são destacadas pelo autor como atitudes que podem fazer a diferença diante dos acontecimentos. As crises que ocorrem de tempos em tempos e que mudam constantemente e profundamente o funcionamento das estruturas dos sistemas a flexibilidade consciente se apresenta como uma estratégia eficiente.

O equilíbrio entre as reações de curto prazo e a visão de longo prazo e a capacidade de mudar e se adequar, quando houver necessidade sempre foram requisitos vitais para a sobrevivência da pessoas e organizações. Podemos ver que ao longo da existência humana a história e a religião nos mostram, que o homem sempre se interessou pelo estudo do futuro.

De acordo com Marcial (2003) os sacerdotes do antigo Egito anunciavam o resultado da colheita antes mesmo do plantio, através da observação da coloração e volume das aguas do rio Nilo, no inicio da primavera. Segundo Schwartz (2003), está observação era feita pelos sacerdotes na primavera o critério aplicado era o seguinte: “Agua clara significava que a inundação seria branda e tardia e os fazendeiros teriam colheita pequena. Se a agua estivesse escura, a cheia seria suficiente para encharcar os campos e proporcionar uma colheita abundante. E por fim se a agua tivesse a tonalidade verde escura as cheias viriam cedo e seriam catastróficas, o que causaria prejuízo para a agricultura em termos de produção, fazendo com que o Faraó utilizasse suas reservas de grão para abastecer a população".

Schwartz (2003), ainda destaca os sacerdotes como os primeiros a futurólogos do mundo a entenderem o significado de elementos pré- determinados e incertezas críticas. Na Grécia antiga os Oráculos eram utilizados como fonte de consulta sobre estratégias de guerras, expedições, investimentos, problemas de saúde etc...

Na Bíblia existem várias passagens que demonstram a preocupação com o futuro, estas aparecem como profecias e essas fogem do do contexto do estudo de cenários, pois as mesmas deveriam se submeter ao “teste do acido” ou seja, ter 100% de acertos para serem consideradas mensagens de Deus para o seu povo.

Marcial e Grumbach(2008) comentam que na idade média as principais fontes de previsões eram as profecias e especulações, feitas por bruxos, Alquimistas e magos.

Marcial e Costa (2001) Mencionam que o escritor inglês George Well, em “O descobrimento do futuro”(1902), propunha que estudos históricos, econômicos e sociais fossem realizados visando o futuro. Esta obra apesar de ainda não ser considerada um estudo prospectivo já demonstravam a preocupação em lidar com os fatos portadores de futuro.

O filósofo e pedagogo francês Gaston Berger é considerado pelos autores citados anteriormente como o primeiro a usar a palavra prospectiva em sua obra “A Atitude prospectiva”, em 1957, definindo como prever o futuro almejado para a humanidade.

CONCLUSÃO

O estudo sobre os fatos que ocorrerão no futuro sempre instigaram a imaginação das pessoas ao longo de toda a história da humanidade. Em alguns casos isto não passava de especulações em outros eram feitas observações de alguns fatos que ajudariam a projetar alguns cenários futuros. Ainda hoje, buscamos tentar adivinhar o futuro, através de estudos de projeções de resultados e tendencias.O estudo do futuro tem ajudado ahumanidade a tomar hoje, decisões que ponderam, se não resolver, pelo menos amenizar os problemas que estão por vir. Estes estudos são responsáveis por uma mudança de atitude mundial em relação ao modo de vida do ser humano e suascorporações e a utilização das tecnologias e riquezas naturais naturais do planeta.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SANTOS, Arnaldo Silva. “FORMULAÇÃO DE CENÁRIOS PROSPECTIVOS” apostila Universidade Gama Filho- Brasilia-DF, 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário