quinta-feira, 25 de junho de 2009

ESTRUTURA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA AS ORGANIZAÇÕES


INTRODUÇÃO
Na Wikipédia foi encontramos a seguinte definição, “O planejamento estratégico é um processo gerencial contínuo e sistemático, que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.” Para se entender melhor está ferramenta de gestão será feito uma apresentação dos principais tópicos abordados nesta disciplina e que dão suporte para a estruturação e implementação de um planejamento estratégico.
ESTRUTURA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA AS ORGANIZAÇÕES
Silva, Gleidson Macedo em seu artigo “A importancia do Planejamento Estratégico para Pequenas Empresas”, Diz queé a falta de pessoal qualificado para executar tal planejamento, o maior problema . O autor define estratégia como “o conjunto de planos que objetivam, juntos, alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais de curto, médio e longo prazo. De acordo com Silva, Formulação do planejamento estratégico se divide em analisar as oportunidades e ameaças e cruzá-los com os pontos fortes e fracos da organização, estabelecer missão e objetivos gerais, elaborar planos, implementar e controlar para garantir que os objetivos sejam atingidos.
Segundo Mosimann e Fisch (1999, p. 114), o planejamento envolve os seguintes passos:
a) projeção de cenários;
b) definição de objetivos a serem seguidos;
c) avaliação das ameaças e oportunidades ambientais;
d) detecção dos pontos fortes e fracos da empresa;
e) formulação e avaliação de planos alternativos; e
f) escolha e implementação do melhor plano alternativo."
O planejamento sozinho não alcança os objetivos da empresa. Se o planejamento realizado não for executado, acompanhado, controlado e o mais importante, corrigido se necessário, de nada adiantará realizar o planejamento.
Planejar, primeiramente, é um processo de questionamento existencial. É quando a empresa pensa seu destino, revê suas entranhas e olha em volta. O processo de planejamento, quando implantado, inicia-se pelo questionamento estratégico, pela análise das alternativas, pelo caminho que devemos seguir, pelo objetivo que queremos alcançar.
DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
Um dos pontos importantes abordados nesta disciplina sem dúvida foi o diagnóstico, que consiste uma condição fundamental para elaboração de uma estratégia. Porter em seu estudo sobre estratégia citou a analise SWOT, como fundamental para a analise e posterior diagnóstico da organização.
ANALISE DE CENÁRIOS
O conjunto de informações o conjunto de informações é resultante do que chamamos de cenários, é uma fotografia de como está o mercado em que se está atuando, ou em que pretende atuar. Este cenário será descrito ou interpretado como o objetivo de formular estratégias com que a organização irá atuar.
PROCESSOS DECISÓRIOS ESTRATÉGICOS
O processo decisório se inicia quando já formulamos os cenários prováveis, os objetivos organizacionais. A tomada de decisões de seguir um caminho leva em consideração principalmente o resultado que esperamos Alcançar. A metodologia é sempre tomar decisões, analisando os reflexos que elas causarão nos ambientes internos e externos.
FORMULAÇÃO E DETALHAMENTO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS
O planejamento é sem dúvida uma das mais importantes funções da administração, mas planejar sem atuar, sem propriamente a ação não leva nada a lugar nenhum. A ação também pode e deve ser planejada, uma aplicação lógica é fundamental para a eficácia organizacional. Ações bem planejadas resultam em uma economia fundamental para que as organizações possam cumprir seus objetivos estabelecidos.
GESTÃO DE COMPETENCIAS ORGANIZACIONAIS COMO INSTRUMENTO ALAVANCADOR DA FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA
A formulação estratégica de uma organização deve estar diretamente ligada à competência que a mesma possui. Gestão de competência da organização:
1. Estratégia organizacional
· Orienta para o que é essencial em termos das competências necessárias para realização do que almeja.
· O nível de competências estabelece o que a organização é capaz de conceder em termos de suas estratégias e da qualidade desta.
2. Competências
· O nível de competências estabelece a capacidade para realização das operações.
· A experiência e a aprendizagem contribuem para a acumulação de competências.
3. Operações
· Execução do trabalho
- Processos
- Projetos ( trabalho a ser feito)
Entre o que foi estabelecido pela organização e sua execução, existe a competência ou a gestão da competência.
A competência revela se a organização terá capacidade de cumprir com seus planos traçados.
ALINHAMENTO ORGANIZACIONAL E CONTROLE ESTRATÉGICO
Propor algo por meio de estudos de mercado e determinar objetivos organizacionais em relação aos quais cada departamento terá seu compromisso a cumprir é a tarefa dos diversos níveis estratégicos, ou seja, o alinhamento da empresa é de fundamental importância para que o desdobramento dos objetivos estratégico em objetivos táticos(setoriais), não tirem a organização do seu foco.
Já o controle estratégico tem duas funções básicas:
1. A verificação se o que foi proposto está sendo executado, e executado da maneira que foi proposto.
2. A verificação se o plano está sendo adotado da forma que estava proposto, se o resultado é o esperado e está de acordo com o pretendido.Mesmo que se delegue funções, não se deve delegar o controle, deve sim criar mecanismos para que este controle se torne mais eficaz.
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS
Quando trabalhamos com planejamento estratégico, devemos ter uma visão sobre os programas se propõe a desenvolver. Uma avaliação para saber se os cenários futuros trarão os benefícios que aguardamos e também uma visão atual sobre o andamento trabalho que se está desenvolvendo. Como se trata de uma avaliação não podemos isolá-la da função de controle, que vai trazer os indicadores suficientes para uma melhor percepção situacional.
IMPORTANCIA DE CRITÉRIOS E PADRÕES
Ponto fundamental é escolher e desenvolver padrões de qualidade que permitam sustentar avaliações úteis. O que significa que selecionar uma ferramenta quantitativa para substituir as reações subjetivas por números não elimina a necessidade de padrões, a seleção irrefletida de crtérios certamente levará o programa ao fracasso, deve-se ter critérios consistentes e sólidos para que se procure garantir o sucesso do programa.
DESENVOLVIMENTO DE MEDIDAS PARA AVALIAÇÃO
São dez passos em que cada um contribui para o processo de forma a incorporar à ação a base teórica necessária para a implementação da pratica:
1. Conduzir uma avaliação previa
2. Concordar sobre os resultados do monitoramento e avaliação
3. Selecionar os indicadores chave dos resultados do movimento
4. Linha base dos indicadores
5. Planejar melhorias, estabelecendo objetivos realistas
6. Administrar para obter resultados
7. Definir o papel das avaliações
8. Relatar os resultados
9. Usar os resultados
10. Manter o sistema M&A na organização
Está seqüência mostra os aspectos para analise de projetos que devemos observar.
INTERPRETAR E RELATAR OS RESULTADOS DE UM ESTUDO DE AVALIAÇÃO
A interpretação de dados e a transformação dessa interpretação em um relatório, capaz de se transformar em base para a tomada de decisões, e posteriormente um estudo sobre os resultados obtidos, farão a diferença.
A importância do critério escolhido para uma avaliação é difícil de enfatizar. Os critérios bem definidos não garantem o sucesso da avaliação, porém são imprescindíveis para tentar se realizar uma avaliação verdadeiramente útil.
CONCLUSÃO
Planejamento estratégico é fundamental para quem atua em qualquer mercado. O planejamento deve ser elaborado, implementado, controlado e avaliado permanentemente nas organizações, pois desta forma pode-se minimizar os risco e focar os esforços na realização dos objetivos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Nunes, Barros Iram. LABORATÓRIO DEPLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA- apostila –PÓS EAD: Brasilia-DF, 2008

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