BSC – Balanced
Scorecard – é uma sigla que, traduzida, significa Indicadores Balanceados
de Desempenho.
Este é o nome de
uma metodologia voltada à gestão estratégica das empresas. O porquê de indicadores
balanceados? Esta metodologia pressupõe que a escolha dos indicadores para
a gestão de uma empresa não deve se restringir a informações econômicas ou
financeiras. Assim como não é possível realizar um vôo seguro baseando-se
apenas no velocímetro de um avião, indicadores financeiros não são suficientes
para garantir que a empresa está caminhando na direção correta. É necessário
monitorar, juntamente com resultados econômico-financeiros, desempenho de
mercado junto aos clientes, desempenho dos processos internos e pessoas, inovações
e tecnologia. Isto porque o somatório das pessoas, tecnologias, inovações, se
bem aplicada aos processos internos das empresas, alavancarão o desempenho
esperado no mercado junto aos clientes e trarão à empresa os resultados
financeiros esperados. Isto é o que se chama de criar valor com ativos
intangíveis.
BSC, portanto, a
partir de uma visão integrada e balanceada da empresa, permite descrever a
estratégia de forma clara, através de objetivos estratégicos em 4 perspectivas:
financeira, mercadológica, processos internos e aprendizado & inovação;
sendo todos eles relacionados entre si através de uma relação de causa e
efeito. Além disso, o BSC promove o alinhamento dos objetivos estratégicos com
indicadores de desempenho, metas e planos de ação. Desta maneira, é possível
gerenciar a estratégia de forma integrada e garantir que os esforços da
organização estejam direcionados para a estratégia.
O BSC foi
originalmente criado pelos Professores da Harvard Business School,
Robert Kaplan e David Norton em 1992 e, desde então, vem sendo aplicado com
sucesso no mundo inteiro em centenas de organizações do setor privado, público
e em organizações não-governamentais. Pesquisas recentes indicam que cerca de
50% das empresas da lista Fortune 1000 estão utilizando o Balanced
Scorecard nos EUA e na Europa entre 40% e 45%. O BSC foi escolhido pela
renomada revista Harvard Business Review como uma das práticas de gestão
mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos. No ano 2001, o Primeiro
Comitê Temático do PNQ - Prêmio Nacional da Qualidade - elegeu o Balanced
Scorecard como uma das ferramentas de gestão para a excelência empresarial.
Além disso, o BSC contribui direta e indiretamente para o alcance de
aproximadamente 580 pontos nos critérios de excelência do PNQ.
O que não é o bsc
(ou os 5 equívocos do BSC)...
O BSC não é:
1 - Um novo
sistema de indicadores financeiros;
2 - Um sistema
automático de informações;
3 - Um sistema de
gestão operacional;
4 - Um formulador
de estratégias;
5 - Um projeto
único e isolado na empresa.
Conhecendo as terminologias dos BSC
Em um projeto
BSC, deve ser elaborado um Mapa Estratégico que descreva de forma clara
a Estratégia através de Objetivos vinculados entre si e distribuídos nas
quatro dimensões. Cada objetivo terá de um a dois indicadores associados, com
metas e planos de ação a ele vinculados.
Qual é o objetivo
do BSC?
Por que as
empresas implementam o BSC?
O principal
desafio das empresas é o sucesso na criação de valor. Para planejar como criar
valor agregado, as empresas desenvolvem estratégias, que nada mais são do que
escolhas ou um posicionamento único das empresas no mercado com objetivo de
atingir uma situação futura.
Uma pesquisa
realizada pela Symnetics com 100 empresas brasileiras em 1999 mostrou que somente
10% das estratégias são implementadas com sucesso. As principais razões
encontradas nas falhas de implementação de 90% das estratégias não estavam na
formulação em si, mas sim no que podem ser denominadas de quatro barreiras...
- barreira da visão: somente 5%
do nível operacional compreende a estratégia;
- barreira das pessoas: somente
25% do nível gerencial possui incentivos vinculados ao alcance da
estratégia;
- barreira de recursos: 60% das
empresas não vinculam recursos financeiros à estratégia;
- barreira de gestão: 85% dos
gestores gastam menos que 1h/mês discutindo estratégia.
O BSC foi
concebido com o objetivo de suprimir estas barreiras. O processo de construção
de um BSC estimula um intenso diálogo da alta direção das empresas, criando
alinhamento ao redor da estratégia, maior transparência e consenso em relação
ao que é a estratégia e como ela será atingida. Este é o motivo que levou
empresas como Mobil, ABB, AT&T, Cigna, Eletrosul, Amanco, Alcoa, Aracruz,
Chandon, Brasil Telecom, Camargo Corrêa, Cia. Suzano, CST, Holdercim, Gerdau,
Laboratório Chile, Mercedes Benz, Mi Banco, Oxiteno, Opsa Finlay, Petrobras,
Presidência da República do México, entre outras, a optarem pelo Balanced
Scorecard.
Os princípios de
uma organização orientada a estratégia
O que significa
ser uma organização orientada para estratégia?
- Estratégia: ter a estratégia
como o principal item da agenda organizacional. O BSC permite que as
empresas descrevam e comuniquem a estratégia para toda a empresa de forma
clara e como base para a ação;
- Foco: concentração dos esforços
em prol da estratégia. Com o alinhamento entre objetivos, indicadores,
metas e planos de ação promovidos pelo BSC, o foco é a estratégia;
- Organização: todas as pessoas
mobilizadas para uma atuação estratégica. O BSC permite o alinhamento e
entendimento de todos quanto às questões estratégicas da empresa.
A Organização
orientada para a estratégia, essência do BSC, pressupõe alinhamento e foco
de toda a organização no alcance da estratégia. Isto é o que existe de comum
entre as centenas de empresas que implementaram o BSC.
Fonte
KALLÁS,
David. O que é o Balanced Scorecard? [S.l.:s.n.].
FGV Online
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